sexta-feira, dezembro 03, 2004

mudar

Querer (crer) a mudança. Crer (querer) e mudar. Palavras que nos impõem posturas de altivez perante a vida. Quero, posso e mando! Logo, mudo! Porque quero. Porque creio. Mudar. Mas, mudar como? Apenas crendo (querendo)? Basta querer (crer)? É assim tão simples e tão fácil? O desejo deve superar tudo e todos? O nosso querer (crer) sobrepõe-se ao crer (querer) dos outros? Não, não creio (mas quero). Anseio. Desejo poder crer (querer). Desejo poder querer (crer) mudar. Mas a luta é dura, demasiadamente dura. As pedras do caminho derretem-nos a vontade de avançar. E apenas, lentamente, muito lentamente se consegue (querendo) crendo, ir. Apenas continuamos a perguntar: ir para onde? Se não sabemos o caminho?!... A resposta é sim fácil de dar: Basta caminhar! É isso que faço, não porque queira (creia) mas porque o tenho de fazer. Não posso parar, não quero parar; quero caminhar; não porque creia que caminhar deva ser feito mas porque quero caminhar; não porque queira caminhar mas porque creio que devo caminhar. E é esta duplicidade dentro de mim que me está destruindo: o querer (crer) e o não crer (querer); o ir e o ficar; o ser e o não ser. Dilema terrível que destrói. Magoa. Mata. Corrói. E, no entanto, amar é preciso. E, no entanto, sorrir é dever. E, no entanto, caminhar é crer (bolas, nunca querer!). Caminho porque creio. Sei-o!.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Merlin das palavras volta a encantar-nos...
beijo e bom fds
Cinda

Lótus disse...

Cada passo é dado acreditando... avançamos a pulso porque acreditamos ...desejar por si só nunca chega ... mais um belo pensamento ...beijos***

Carmem L Vilanova disse...

Meu querido amigo! Fiquei boquiaberta e fascinada com tua capacidade de brincar com as palavras! Parabéns! Ah! Aproveito para felicitar-te também pelo teu aniversário, que nao sei quando é, mas como sei que és de Sagitário, se ainda nao passou, está próximo, assim que te desejo muuuuuuuuiiiiiitas felicidades!
Beijos desta amiga distante!
Carmem Lúcia Vilanova

JB disse...

Mudar é a palavra certa para todos aqueles que desejam algo de melhor. Não é só um desejar incerto, será talvez mais um desejo positivo, criador. Isto é o que fazes, caro amigo, e felicito-te. Um abraço utópico!

musalia disse...

e caminhado, crer e querer hão-de unir-se...
beijinhos.