"...queres partir, é?... não vás ainda... espera aí... ouve-me um pouco: A solidão é um estado de espírito e não um estado físico... nunca estamos sós: temo-nos a nós mesmos como companhia... nada mais fácil do que falarmos com o nosso próprio eu... experimenta apenas um pouco... verás o resultado... depois, o mundo não está no exterior... o mundo somos nós mesmos, nós "criámos" o Universo que quisermos... estar só pode ser o meu Universo preferido desde que essa seja a minha escolha... sair dele... como acto final... deixando-nos cair no chão do silêncio... não, não é opção... de que te vai servir se não saberás o porquê?... é preciso escolher a vida para passarmos a vida a fazer perguntas e esperar pelas respostas; não querendo esperar pelas respostas, então, vamos à procura delas...as respostas estão em nós mesmos... achas que sabes o que é a solidão?... achas?... estás convencido que estás só?... pensas que sabes tudo já sobre a solidão?... estás muito enganado... estive, estou e estarei sempre só mas apenas quando quero; e até sabe bem... mas, quando não quero, escolho não estar só... e parto... parto à procura de respostas... acredita que há sempre uma resposta... há sempre uma porta... há sempre uma janela... há sempre um sítio dentro de nós para abrir e sair para fora da solidão que criámos... nasce... sai do útero onde ainda te encontras... faz o "parto" de ti mesmo e ao saíres da "vagina" que te contém na solidão, grita, esperneia, vive, abre os olhos e sente a vida a pulsar dentro de ti e dentro dos outros... nascer é bom... viver é melhor... morrer?... ainda não... um dia morreremos porque essa é a resposta final, a última, a derradeira... porquê a apressar?... Deixa-a para último lugar... agora... é aqui... é aqui que deves estar... fica, fica mais um pouco... vais ver que não custa..."
9 comentários:
Belas palavras, como sempre, Quim. E repito, felizes os que alcançarem esse nirvana :)*
Profundo e lindo, como sempre...
bj, Helena
Gosto desta paz...se calhar nem sempre se consegue escrever isto...mas adoro que o tenhas escrito..e tão bem.
...se não fosse o mundo interior que costruí,preservei,defendi(acredita,com unhas e dentes...)não estava,não era...ou seria uma amarga derrotada da vida!
O meu avô dizia-me que eu sofria por antecipação...talvez...mas não abano quando o vento vem,sinto-o chegar.
Sabes o que é viveres anos com uma culpa que não é tua?...e depois veres preto no branco (vir ter contigo!) a verdade...como sentias que era,maquiavélica...custou,agora já não!
Estou bem,acredita,fez-me bem ler-te,fiquei...fico bem.
Um beijo grande
lua
Joaquim, a solidão é um estado de spírito que nós alimentamos, com as nossas fraquezas.
Um abraço. Augusto
Partamos, em busca da vida.
Um abraço.
Vim só desejar-te um bom dia:)
Beijinhos
Joaquim, você tem uma bela página. Construiu-a com muito cuidado e atenção aos detalhes, desde as cores à música. Gostei muito. Só li até agora seu primeiro texto. E concordo com você que a solidão é um estado de espírito. Não depende de outros, só de si mesmo. Estar sozinho não significa necessariamente ser solitário. Creio que estar sozinho, com o próprio mundo interior é uma dádiva. Gostar da própria companhia, uma sabedoria. Mas estar acompanhado depende de uma construção também. As pessoas colhem sempre o que plantam. Quem não se doa, não recebe. Quem não ESTÁ com o outro, também não terá sua COMPANHIA.
Gracias por la visita!
"há sempre uma resposta... há sempre uma porta... há sempre uma janela... há sempre um sítio dentro de nós para abrir e sair para fora da solidão que criámos... nasce... sai do útero onde ainda te encontras... faz o "parto" de ti mesmo e ao saíres da "vagina" que te contém na solidão, grita, esperneia, vive, abre os olhos e sente a vida a pulsar dentro de ti e dentro dos outros... nascer é bom... viver é melhor... morrer?... ainda não..."
Impressionante imagem...
Lindíssima...
Beijinho
Meu querido quim...a solidão é um estado que hoje em dia se tornou universal, mesmo com gente ao nosso lado, permanecemos sós e a pior solidão...é a solidão acompanhada...Afinal somos uma multidão mesmo que dispersa...Beijinhos
Enviar um comentário